Porsche 718 Cayman GT4 RS: o prazer da condução em detalhe

Equipado com um motor central e com um equilíbrio de peso perfeito, o Porsche Cayman sempre se destacou pela positiva nos momentos em que o assunto de conversa vai parar à componente da condução. A presença de um 911 no catálogo da mesma marca não o deixa com um trabalho fácil, mas na grande maioria dos casos, o Cayman tem outro tipo de clientes.

A chegada da versão GT4 RS do 718 Cayman também não tem um legado fácil, uma vez que o GT4 já estava praticamente no patamar de carro perfeito para os momentos de condução pura. No entanto, a Porsche não ligou nenhuma a isso, e fez da versão RS aquilo a que já nos habitou com outros modelos com esta mesma designação.

Para começar, escolheu precisamente o mesmo motor que já equipa o 911 GT3, com os seus seis cilindros opostos e que são capazes de trabalhar até às 9.000 rpm. Oferecem uma potência máxima de 500 cavalos, mas estão todos ali mesmo, atrás de nós, numa posição central e a ter de lidar apenas com os 1.415 quilos deste GT4 RS.

Com a ajuda da caixa de velocidades automática PDK de dupla embraiagem e sete relações que está presente em todos os GT4 RS, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e alcançar uma velocidade de 315 km/h. Na tradicional volta ao traçado do Nordschleife, que já parece fazer parte da homologação de todos os desportivos que saem para o mercado, o GT4 RS conquistou um tempo inferior em mais de 23 segundos face ao GT4 que já conhecemos.

VEJA MAIS

MAIS VISTAS