Esteban Ocon é o novo caso sério da F1 que já colidiu de frente com Max Verstappen

Piloto francês entrou no passado fim de semana na lista de vencedores na classe rainha
Texto

Esteban Ocon tornou-se o 111.º piloto a ganhar um grande prémio de Fórmula 1 com a vitória conquistada no GP da Hungria do passado fim de semana. Aos 24 anos, o piloto francês da Alpine elevou-se a um nível inédito que dá uma direção inevitavelmente ascendente a uma carreira que já passou pela perda do seu lugar no Grande Circo ou pela colisão – física, mesmo – com estrelas maiores do paddock como Max Verstappen.

O percurso de Esteban Oocon no automobilismo foi comum a tantos outros dos que conseguiram chegar ao tão sonhado e ambicionado pináculo que é a F1 – com os seus altos e baixos próprios de cada carreira e a obtenção de títulos no que de melhor conseguiu para o palmarés.

Com o percurso nos monolugares trilhado nas Fórmula Renault, a participação no GP de Macau de 2013 com a Prema desdobrou-se no ano seguinte para a Fórmula 3 Europeia tendo sido campeão aos 18 anos com autoridade sobre o segundo classificado, Tom Blomqvist, e o terceiro, Max Verstappen.

Só que, enquanto o holandês foi puxado pela Red Bull logo no ano seguinte para o mundo da F1 com a Toro Rosso, Ocon fez um caminho com mais ‘pedras’ que não o impediram de voltar a ganhar mais um título, na GP3 Series, e só em 2016 chegou à classe rainha para representar a Manor. Mas não sem dividir o ano de 2016 com o DTM como piloto do programa de desenvolvimento da Mercedes que foi durante vários anos.

O estatuto de ‘jovem lobo’ a ter em conta ganhou solidez com a entrada na Force India em 2017 e um auspicioso oitavo lugar no Mundial, que piorado na época seguinte – uma espécie de «annus horribilis» de 2018 em que o 12.º lugar nem foi o pior que lhe terá acontecido. A entrada de Lawrence Stroll na equipa que passou a chamar-se Racing Point passou a fazer pairar uma nuvem negra com o nome de Lance em cima da cabeça do francês...

Ainda antes desse final anunciado, porém, o GP do Brasil voltou a colocá-lo numa disputa muito direta com Verstappen e a colisão mais polémica passou pelo confronto físico. Um toque entre os carros dos dois pilotos durante a corrida foi o motivo. Ocon tentou ultrapassar o holandês para desdobrar-se do então líder da corrida e o inesperado acidente aconteceu.

O despiste custou a vitória a Verstappen, que foi confrontar o francês quando estava na pesagem e teve de suportar vários empurrões do holandês.

No atribuir de responsabilidades, Ocon já tinha sido penalizado com um ‘stop-and-go’ de 10 segundos na prova. Verstappen teve de cumprir posteriormente ‘serviço cívico’ para ‘apagar’ a agressividade vista por todos. Mas o que acabou mesmo por ser pior para o francês no final de 2018 foi a consumação da troca de lugares na Racing Point. Em 2019, Lance Stroll entrou para a equipa e o francês ficou sem lugar na F1.

O ano de 2019 foi passado na box da Mercedes como piloto de reserva; foi um ano sem correr, a ver a F1 a afastar-se... E o tempo deu para representar a marca no Festival de Goodwood não só com uma exibição ao volante do W08 da atual era da F1, mas também com o histórico Mercedes 300 SLR de 1954.

Em 2020, contudo, a Renault deu-lhe a oportunidade de que precisava no seu adeus ao universo Mercedes. A união entre piloto francês e equipa francesa tornava-se uma base promissora para renascimentos respetivos ambicionados.

Em 2021, com o regresso de Fernando Alonso, a Renault tornou-se Alpine na F1 e regressou também às vitórias na classe rainha. Com o bicampeão mundial espanhol a ser um ‘escudeiro’ de luxo no GP da Hungria, Esteban Ocon já conseguiu uma reencarnação na F1 depois de ter estado fora e passando agora a constar da lista de vencedores de corridas.

E este será um dia que ele lembrará “para sempre".

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal