F1: Leclerc carimba a pole position no Mónaco em qualificação desastrosa para a Red Bull

Ferrari fica com a primeira linha da grelha de partida
Texto
Charles Leclerc (Lusa)
Charles Leclerc (Lusa)

Charles Leclerc conquistou a pole position para o GP do Mónaco deste domingo juntando a melhor volta de todas a um ‘desastre’ para a Red Bull na qualificação deste sábado, que deixou os dois Ferrari na primeira linha da grelha.

Tudo se decidiu na primeira e na segunda e última saída para a pista na Q3. Eram quatro os carros de olho nos primeiros lugares da grelha. Leclerc confirmou o ascendente que, em rigor, foi conseguindo deixar no ar das ruas de Monte Carlo.

Volta-se, então, aos dois momentos em que tudo se decidiu. O da primeira saída estabeleceu os tempos finais com que a ordem de partida ficou estabelecida. O da segunda determinou que não ia haver outros tempos.

Com o tempo tremendo de 1m11.376 obtido em casa, Leclerc seguia confiante para assegurar a pole position, se calhar, até com um registo que pudesse ser melhor... Mas não foi preciso. Passado o túnel, o piloto do Ferrari #16 ficou com a terceira ‘pole’ consecutiva (quinta da época) garantida.

Sérgio Pérez, que seguia mais atrás, não chegou ao túnel e bateu com o Red Bull na curva que antecede a sua entrada. Era um competidor a menos para Leclerc. O segundo a ficar de fora foi o seu companheiro de equipa na Ferrari, Carlos Sainz, que bateu no carro no mexicano atravessado à sua frente muito pouco depois.

Max Verstappen chegou também quase logo depois. O neerlandês chegou com a distância e já as bandeiras amarelas suficientes para não ser o terceiro carro a bater naquele local. Mas também dali o seu Red Bull não pôde passar com os carros de Pérez e Sainz a barrarem a passagem. E Leclerc nem precisou de terminar a sua segunda saída...

Estes foram os resultados da qualificação, que ditarão os lugares na grelha de partida se não houver alterações como, por exemplo, troca de componentes que levem a penalizações, que podem decorrer dos acidentes registados...

O GP do Mónaco é a sétima prova da temporada do Mundial de F1 e a corrida realiza-se neste domingo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal