F1: Verstappen vence corrida sprint em Imola, Leclerc reforça liderança do Mundial

  • Redação Autoportal
  • 23 abr, 16:17
Max Verstappen (Lusa)
Max Verstappen (Lusa)

Piloto da Red Bull perdeu o primeiro lugar no arranque, mas foi buscá-lo no final

Max Verstappen (Red Bull) venceu neste sábado a corrida sprint de qualificação do GP da Emilia Romagna batendo Charles Leclerc (Ferrari) na parte final depois de ter sido ultrapassado no arranque.

Com 8 pontos para o primeiro classificado desta mini-corrida em decréscimo sucessivo de atribuição pontual até ao oitavo colocado (1 ponto), Leclerc e a Ferrari não deixaram de somar pontos positivos, mas, no que o sprint implica diretamente na corrida deste domingo (onde o máximo de pontos já vai estar em disputa), o neerlandês assegurou que é ele quem sai do primeiro lugar da grelha.

PUB

Além dos pontos no sábado e da definição da grelha de domingo, esta corrida sprint deixou claro, mais uma vez nesta época que Red Bull e Ferrari são duas equipas à parte das restantes nesta altura e são elas que lutam pelas vitórias.

Verstappen e Leclerc discutiram o primeiro lugar em particular. O neerlandês saiu da pole position, mas um mau arranque deixou-o à mercê do monegasco que, saindo do segundo lugar não perdeu a oportunidade de assumir o comando logo corridos poucos metros.

PUB

A questão que acabou por ser decisiva nesta batalha esteve diretamente relacionada com a gestão dos pneus macios com partiram e terminaram. O Red Bull #1 tratou-os melhor ao longo da maioria das 21 voltas marcadas para este sábado e, a duas do final deste sprint, Verstappen preparou o cenário para ultrapassar Leclerc – e ganhar com quase 3 segundos de vantagem.

Atrás deles ficaram, respetivamente no terceiro e quarto lugares, os outros dois carros das duas equipas, com Sergio Pérez na frente de Carlos Sainz. E isto tem o seu significado para o domínio referido recordando que o mexicano partiu de sétimo e o espanhol de décimo.

PUB

Este alinhamento dos quatro que vai ser o da grelha deste domingo reflete quem pode lutar pelo triunfo. Nesta corrida sprint, nenhum Mercedes, sequer, pontuou e a equipa que está a querer assumir-se agora como a primeira ‘das outras’ é a McLaren.

Na soma dos pontos deste sábado, George Russell (Mercedes) perdeu o segundo lugar do Mundial para Sainz e isso significa que Leclerc reforçou o comando da tabela – assim como a Red Bull ganhou o segundo posto dos Construtores à Mercedes.

PUB

O GP da Emilia Romagna, a quarta prova do Mundial de F1, prossegue no Circuito de Imola neste domingo com a corrida principal. Esta é a grelha de partida:

Continuar a ler

RELACIONADOS

F1: Verstappen ganha a pole position em casa da Ferrari

F1 chega à Europa: os horários do GP da Emilia Romagna

F1: Ferrari renova com Carlos Sainz até 2024

F1 regressa ao modelo sprint neste fim de semana

F1: até a Ferrari está espantada com o seu início de época

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS