GP da Rússia: Hamilton parte à frente de Verstappen com estratégia diferente

Piloto da Mercedes garantiu a pole pole position com autoridade, mas as primeiras voltas prometem ser muito disputadas pelos que estão na frente da grelha
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton obteve a pole position para o GP da Rússia de Fórmula 1 com a autoridade que tem demonstrado nesta época (é a sua oitava e quinta ‘pole’ seguida), mas os incidentes que marcaram a Q2 deixam a partida para a corrida de domingo com especiais motivos de interesse.

O piloto inglês da Mercedes pulverizou a concorrência na Q3 deste sábado rodando no Autódromo de Sochi em 1m31.304s deixando Max Verstappen para lá do meio segundo de diferença no segundo lugar da primeira linha da grelha.

Este é desde logo o primeiro ponto de muita importância no fecho da Q3, pois o holandês da Red Bull conseguiu intrometer-se entre os dominadores (do fim de semana) Mercedes e, com uma última volta no limite do tempo, conseguiu relegar Valtteri Bottas para o terceiro lugar da grelha – onde vai ter o Racing Point de Sérgio Pérez ao seu lado.

Mas, para além da presença de Verstappen na primeira linha, a estratégia dos pneus para a partida terá também desde logo a sua importância relevada para a primeira parte da corrida. Hamilton vai partir com os pneus macios, enquanto Verstappen sairá com os médios; os mesmos de Bottas, com Pérez a ter o composto mais mole.

Além das estratégias inevitavelmente diferentes que agora vão ter de ser definidas, fica também destacado que Hamilton não queria ter de fazer esta aposta. O desenrolar da Q2 com o acidente de Sebastian Vettel (Ferrari) acabou por deixar o campeão do mundo sem outra hipótese que não a de levar os macios para a partida – ao contrário do pensado pela Mercedes que foi conseguido com Bottas.

Em resumo, Hamilton parte da parte suja da pista com os macios que não queria ter, enquanto Verstappen parte do lado ‘bom’ com os médios, Bottas também com os médios a beneficiar do cone de ar do inglês e, ainda, Pérez, do lado bom, atrás do holandês, com macios. Desde a partida às primeiras voltas, isto promete...

Resultados da Qualificação para o GP da Rússia:

O GP da Rússia é a 10.ª prova da temporada e corre-se neste domingo às 12h10.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal