Peugeot 9X8 já saiu para a pista (e sem a asa traseira)

Hipercarro da marca francesa mantém-se em processo de desenvolvimento
Texto

O Peugeot 9X8 cumpre o programa de desenvolvimento para homologação e já saiu para a pista para os primeiros testes depois de concluídas com sucesso as etapas de design e em banco de ensaio.

O carro com que a Peugeot vai regressar ao Mundial de Resistência (WEC) na categoria principal LM Hypercar começou os primeiros testes em dinamómetro do bloco V6 biturbo em abril de 2021 e em novembro fez o primeiro teste em banco de ensaio da unidade geradora de 200 kW.

No passado mês de dezembro aconteceu a montagem e o teste em banco de ensaio da mecânica completa em modo quatro rodas motrizes para que, ainda antes de terminar o ano, o 9X8 tenha conseguido fazer a sua estreia em pista – no seu design sem asa traseira, como foi anunciado.

Peugeot mostra o novo 9X8

O programa de desenvolvimento vai agora ganhar velocidade com testes mensais em pista a alternarem com os de simulador para que o protótipo dê lugar ao carro de competição.

O Peugeot 9X8 combina um bloco V6 a gasolina biturbo, de 2,6 litros, montado na retaguarda, que fornece mais de 500 kW (680 cv) de potência e uma unidade geradora de 200 kW, montada à frente, com uma transmissão com tração integral e uma bateria de elevada densidade.

A estreia no WEC deverá acontecer em Spa, em maio, estando já confirmada a ausência nas 1.000 milhas de Sebring que abrem o campeonato de seis rondas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal