Verstappen e Hamilton decidem o título da F1: os horários do GP de Abu Dhabi

Mundial de Fórmula 1 chega ao fim neste fim de semana
Texto
Max Verstappen e Lewis Hamilton (Lusa)
Max Verstappen e Lewis Hamilton (Lusa)

Deste fim de semana já não passa. O GP de Abu Dhabi fecha a época da Fórmula 1 e no domingo vai haver campeão mundial: Max Verstappen ou Lewis Hamilton.

O piloto da Red Bull e o da Mercedes chegam ao Circuito de Yas Marina empatados em pontos (369,5) e, como o espetáculo espera, se acontecer como nas últimas cinco corridas em que um ganhou e o outro foi segundo classificado, a decisão far-se-á com uma luta pela vitória na 22.ª prova desta temporada.

Mas não precisa necessariamente de ser assim. Verstappen tem nove vitórias; Hamilton tem oito; portanto, no caso de um eventual empate final em pontos o neerlandês tem já vantagem no desempate.

E esse empate pontual pode acontecer: se Hamilton for nono (2 pontos) e se Verstappen for décimo (1 ponto) fazendo a volta mais rápida (1 ponto). Assim, em todas as outras situações, quem ficar à frente em lugares pontuáveis ganha o título; se ninguém pontuar, o campeão será sempre o piloto da Red Bull.

Veja aqui as classificações depois do GP da Arábia Saudita

Já no campeonato de Construtores, é a Mercedes quem parte com vantagem em Abu Dhabi – e não é pequena. A equipa alemã lidera a classificação com mais 28 pontos do que a Rel Bull e o máximo que poderão ser conseguidos são 44. E, para as restantes equipas, a atual classificação parece ainda mais definida.

Com Valtteri Bottas certo no terceiro lugar, o Mundial de Pilotos centra assim a atenção total, com a luta pelo título entre Verstappen e Hamilton na última corrida do ano – algo que não acontecia desde 2016 e, em igualdade pontual entre s dois candidatos, desde 1974.

O palco será o Circuito de Yas Marina, com os seus 5.281 metros de perímetro envolvendo 16 curvas e duas zonas de DRS. A corrida terá 58 voltas e estes são os horários do fim de semana (hora de Portugal Continental):

 

Sexta-feira Sábado Domingo
09h30-10h30 Treinos Livres 1 10h00-11h00 Treinos Livres 3  
13h00-14h00 Treinos Livres 2 13h00-14h00 Qualificação 13h00-15h00 Corrida (58 voltas)

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal