GP do Qatar: vitória de Andrea Dovizioso vai ser decidida em tribunal

Honda, Suzuki, Aprilia e KTM acusam Ducati de utilização de um 'spoiler' fora das regras na Desmosedici GP19
Texto
Andrea Dovizioso (Lusa)
Andrea Dovizioso (Lusa)

A primeira corrida da temporada de 2019, o GP do Qatar, terminou com a vitória de Andrea Dovizioso (Ducati). Contudo o triunfo do piloto italiano vai ser analisado pelo Tribunal de Apelo da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), depois da Honda, Suzuki, Aprilia e KTM terem apresentado um protesto formal contra o novo 'spoiler' inferior da Desmosedici GP19.

O 'spoiler' localizado na zona inferior da GP19 e mesmo à frente da roda traseira da moto, foi utilizado nas motos de Andrea Dovizioso, Danilo Petrucci e Jack Mille.

Os construtores rivais, à excepção da Yamaha que já utilizou uma solução aerodinâmica semelhante no passado recente, alegaram que com esta nova peça a Ducati não estaria a cumprir com o regulamento técnico do MotoGP, nomeadamente no que diz respeito à utilização de peças aerodinâmicas que devem fazer parte das carenagens da moto e que devem estar fixas ao quadro e não a outros elementos.

Depois do apelo ter chegado à Direcção de Corrida e ao Painel de Comissários da Federação Internacional de Motociclismo em MotoGP, o protesto não foi aceite. Contudo as equipas queixosas apelaram desta decisão e o resultado final do GP do Qatar será decidido pelo Tribunal de Apelação da FIM nos próximos dias.

VEJA TAMBÉM:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal