O campeonato Pure ETCR vai arrancar neste fim de semana e vai acolher a estreia do Cupra e-Racer naquele que será o primeiro campeonato de Turismos 100% elétricos.
Em parceria com a Zengo Motorsport, a Cupra vai participar com quatro pilotos divididos por dois e-Racer: Mikel Azcona, Jordi Gené, Mattias Ekstroöm e Dániel Nagy.
"Este novo campeonato vai ser muito emocionante e estamos ansiosos por ver batalhas épicas nos trilhos. Temos a equipa certa para alcançar grande sucesso, com Mattias, Jordi, Mikel e Dániel". Como em tudo o que fazemos, vamos lutar pela vitória!", afirmou o vice-presidente executivo de Investigação e Desenvolvimento da Cupra e da Seat, Werner Tietz.
O Cupra e-Racer é um carro com quatro motores elétricos no eixo traseiro e uma bateria de 65kWh arrefecida por líquido. Este bólide elétrico gera uma potência contínua de 300 kW (402 cv) que chega a picos de 500 kW (670 cv) e um binário máximo de 960Nm acelerando dos 0 aos 100 km/h em 3.2 segundos e atinge a velocidade máxima de 270km/h.
Calendário do Pure ETCR 2021:
18-20 de junho - Vallelunga (Itália)
9-11 de julho - MotorLand Aragón (Espanha)
6-8 de agosto - Copenhaga (Dinamarca)
20-22 de agosto - Hungaroring (Hungria)
15-17 de outubro - Inje (Coreia do Sul)
No Pure ETCR, os participantes serão organizados em grupos e serão colocados uns contra os outros em corridas curtas de 8-10 quilómetros, onde os pilotos terão ferramentas como "Power-up", dando-lhes um impulso extra de poder para ultrapassar um adversário, ou para tentar defender a sua posição.
Os resultados daquelas ‘battles definirão as rondas finais em corridas de 12-15 quilómetros de distância. O vencedor do evento será reconhecido como "King or Queen of the Weekend" e receberá o maior número de pontos (30).
Veja o Cupra e-Racer a acelerar em pista |
---|
A igualdade entre os participantes está assegurada pelas semelhanças técnicas de todos os veículos participantes, pois, pelo regulamento, todos são elétricos, com tração traseira, devem ter uma potência de 500kW e uma bateria de 65kWh.
As únicas áreas onde são permitidas margens de adaptação e de trabalho por cada marca são o chassis, a aerodinâmica e as dimensões da carroçaria.
Lista de participantes do Pure ETCR 2021:
#3 Tom Chilton (GB) – Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#5 Mattias Ekstrom (Sue) – Zengo Motorsport X CUPRA – Cupra e-Racer
#6 Oli Webb (GB) – Romeo Ferraris – M1RA – Alfa Romeo Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#8 Augusto Farfus (Bra) – Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#13 Rodrigo Baptista (BRA) – Romeo Ferraris – M1RA – Alfa Romeo Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#25 Luca Filippi (Ita) – Romeo Ferraris – M1RA – Alfa Romeo Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#27 John Filippi (Fra) Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#28 Jordi Gené (Esp) Zengo Motorsport X CUPRA Cupra e-Racer
#69 Jean-Karl Vernay (Fra) Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#88 Stefano Coletti (Mca) Romeo Ferraris – M1RA Alfa Romeo Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#96 Mikel Azcona (Esp) Zengo Motorsport X Cupra – Cupra e-Racer
#99 Daniel Nagy (Hun) Zengo Motorsport X Cupra – Cupra e-Racer