GP dos EUA: Bottas é o mais rápido do dia e vai ter uma penalização

Verstappen ficou a praticamente 1 segundo dos mais rápidos
Texto
Valtteri Bottas (Lusa)
Valtteri Bottas (Lusa)

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro dia de treinos livres para o GP dos EUA de Fórmula 1 nesta sexta-feira, mas o piloto da Mercedes já tem uma penalização guardada para a corrida de domingo no Circuito das Américas (COTA).

O finlandês, vencedor na última prova, na Turquia, vai descer cinco lugares na grelha de partida que a qualificação deste sábado irá definir por ter trocado o motor de combustão interna do W12.

Também George Russell (Williams) e Sebastian Vettel (Aston Martin) vão ter de cumprir penalizações e, dada a quantidade de troca de elementos na unidade de potência têm o final da grelha destinado.

A Mercedes dominou o treino da tarde (manhã em Austin) com Bottas e Lewis Hamilton na frente da folha de tempos e a Red Bull teve Sérgio Pérez como o piloto mais rápido na sessão da noite (tarde no Texas).

Bottas e hamilton ‘esconderam-se’ mais nos TL2 depois de o finlandês ter feito o melhor tempo do dia com uma volta em 1m34.874s ao COTA deixando Hamilton a +0.045s com o segundo melhor registo absoluto desta sexta-feira.

Nas contas de final de dia, só depois dos W12 aparece o mexicano da Red Bull, que fez 1m34.946s na segunda sessão rodando 0.257s mais rápido do que o McLaren de Lando Norris.

Max Verstappen, o líder do campeonato, também fez a sua melhor volta de manhã com o Red Bull a rodar em 1m35.806s – quase a 1 segundo do mais rápido de qualquer uma das sessões.

Tempos dos TL1:

Tempos dos TL2:

O programa do GP dos EUA, a 17.ª prova da temporada, prossegue neste sábado, dia de qualificação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal