Combate à Alzheimer: Taxistas londrinos podem ajudar no tratamento da demência

  • Redação Autoportal
  • 30 jul, 15:18

Os condutores dos táxis londrinos são conhecidos pela capacidade de decorar rotas e isso pode ser muito útil no combate à Alzheimer.

Uma das características associadas aos taxistas dos conhecidos táxis negros da cidade de Londres, é a sua capacidade de decorar caminhos, nomes de ruas e rotas alternativas até ao destino, dispensando a utilização de qualquer sistema de navegação moderno, com informações passo a passo.

Monitorização de saúde a bordo

Ao longo dos seus anos de profissão, os taxistas londrinos vão frequentando escolas específicas justamente com o objetivo de conhecerem melhor a cidade e aprenderem a navegar pelas mais de 58 mil ruas da cidade.

PUB

Este tipo de característica pode ser muito útil e dar uma boa ajuda no avanço da investigação de doenças como a Alzheimer e a afastar o seu estado clínico mais agudo, a que vulgarmente chamamos demência.

Conheça o projeto da caravana elétrica LEVC

Para isso, foi criado o programa Taxi Brains Project, que é gerido pelo Spatial Cognition Group no Departamento de Psicologia Experimental da University College of London e pretende desenvolver diagnósticos para detetar esta doença o mais cedo possível.

PUB

O exercício consiste num exame de ressonância magnética ao hipocampo, uma zona do cérebro identificada por encolher prematuramente na doença de Alzheimer, que é efetuado enquanto um taxista se encontra a planear mentalmente uma rota a seguir entre dois pontos.

Taxistas como Patrick Follen e Peter Powell já estiveram presentes na University College London para efetuar este exame e dar uma ajuda à investigação, sendo que ambos também já fizeram parte dos testes no novo táxi londrino de motor elétrico o LEVC.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Viagens de carro: Primeira autocaravana elétrica da LEVC para momentos de evasão

Fiat City Taxi é um dos destaques nos 50 anos do Museu de Turim

Aliança BAIC e Baidu irá colocar mil táxis autónomos na estrada em 3 anos

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS