Combate à Alzheimer: Taxistas londrinos podem ajudar no tratamento da demência

Os condutores dos táxis londrinos são conhecidos pela capacidade de decorar rotas e isso pode ser muito útil no combate à Alzheimer.
Texto

Uma das características associadas aos taxistas dos conhecidos táxis negros da cidade de Londres, é a sua capacidade de decorar caminhos, nomes de ruas e rotas alternativas até ao destino, dispensando a utilização de qualquer sistema de navegação moderno, com informações passo a passo.

Monitorização de saúde a bordo

Ao longo dos seus anos de profissão, os taxistas londrinos vão frequentando escolas específicas justamente com o objetivo de conhecerem melhor a cidade e aprenderem a navegar pelas mais de 58 mil ruas da cidade.

Este tipo de característica pode ser muito útil e dar uma boa ajuda no avanço da investigação de doenças como a Alzheimer e a afastar o seu estado clínico mais agudo, a que vulgarmente chamamos demência.

Conheça o projeto da caravana elétrica LEVC

Para isso, foi criado o programa Taxi Brains Project, que é gerido pelo Spatial Cognition Group no Departamento de Psicologia Experimental da University College of London e pretende desenvolver diagnósticos para detetar esta doença o mais cedo possível.

O exercício consiste num exame de ressonância magnética ao hipocampo, uma zona do cérebro identificada por encolher prematuramente na doença de Alzheimer, que é efetuado enquanto um taxista se encontra a planear mentalmente uma rota a seguir entre dois pontos.

Taxistas como Patrick Follen e Peter Powell já estiveram presentes na University College London para efetuar este exame e dar uma ajuda à investigação, sendo que ambos também já fizeram parte dos testes no novo táxi londrino de motor elétrico o LEVC.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal