Ano novo, carro novo? Preste atenção a algumas dicas...

Conselhos para quem vai dar este importante passo neste início de ano
Texto
Condutora com carro novo
Condutora com carro novo

Se comprar um carro, pela primeira vez, ou trocando o antigo, foi uma das suas resoluções de ano novo não o faça sem ter em conta certos procedimentos para garantir que está a fazer uma boa compra.

Seja novo ou usado, há cuidados a ter quando se compra um carro, especialmente se for um veículo em segunda mão, como pode conferir com as dicas dadas pela organização britânica para segurança na estrada IAM RoadSmart:

Histórico de revisões:

Os motores modernos são incrivelmente eficientes em comparação com os seus antecessores, mas a manutenção adequada é essencial para mantê-los dessa maneira. Óleo, óleo dos travões, filtros e líquidos refrigerantes devem ser trocados quando o fabricante especifica, caso contrário, problemas dispendiosos estão a ser armazenados para o futuro. Peça o histórico de revisões e reserve um tempo para examiná-lo com cuidado. Se o registo de revisões estiver seriamente incompleto ou em falta, vá-se embora, caso contrário, poderá habilitar-se a pagar a conta da negligência de outra pessoa.

Luzes do painel:

ABS, SRS, ESC, gestão do do motor - todos os sistemas eletrónicos possuem uma luz de aviso. Certifique-se de que todas elas acendem quando liga a ignição - vendedores com pouco escrúpulos são conhecidos por remover uma lâmpada para disfarçar um sistema defeituoso. Pode ser necessário ligar e desligar a ignição algumas vezes antes de localizá-las todas. A maioria deve apagar em poucos segundos; o resto, quando ligar o motor e destravar o travão de mão. Depois disso, uma luz significa um problema. Não seja enganado com "todos fazem isso" ou "isso é normal". O carro tem uma falha, por isso, vá-se embora.

Motor:

Ouça com atenção nos primeiros segundos - batidas ou chocalhos no arranque podem significar problemas. Veja o fumo do escape; vapor branco de um motor frio é normal, desde que desapareça à medida que a temperatura aumenta. Fumo negro em aceleração forte significa injetores sujos ou desgastados e fumo azul a qualquer momento indica um motor muito desgastado - geralmente devido a manutenção negligenciada. Evite o carro.

Teste de estrada;

Veja se ouve chocalhos da suspensão e tilintares em estradas irregulares. Verifique a suavidade da engrenagem de velocidades na caixa, o volante do carro em linha reta e os travões de forma direta. Tente parar em ritmos diferentes - com suavidade e de forma rápida. O motor nunca deve parar quando o carro parar, nem as rotações devem baixar muito e depois retomarem o ponto certo. Em caso afirmativo, há um problema.

Aprenda a ir embora:

Mantenha-se firme e rejeite um carro com sinais de problemas. Os carros são mais frequentemente uma escolha emocional do que um racional, mas é muito mais provável que a escolha emocional termine em lágrimas. Se tiver alguma dúvida, vá para casa e pense nela. Se o vendedor sugerir outros compradores pelo caminho (como «bluff»), aceite mesmo o repto - há milhares de outras pechinchas por aí.

VEJA TAMBÉM:

Sete resoluções de Ano Novo para os condutores

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal