Ano novo, carro novo? Preste atenção a algumas dicas...

  • Redação Autoportal
Condutora com carro novo
Conselhos para quem vai dar este importante passo neste início de ano

Se comprar um carro, pela primeira vez, ou trocando o antigo, foi uma das suas resoluções de ano novo não o faça sem ter em conta certos procedimentos para garantir que está a fazer uma boa compra.

Seja novo ou usado, há cuidados a ter quando se compra um carro, especialmente se for um veículo em segunda mão, como pode conferir com as dicas dadas pela organização britânica para segurança na estrada IAM RoadSmart:

Histórico de revisões:

Os motores modernos são incrivelmente eficientes em comparação com os seus antecessores, mas a manutenção adequada é essencial para mantê-los dessa maneira. Óleo, óleo dos travões, filtros e líquidos refrigerantes devem ser trocados quando o fabricante especifica, caso contrário, problemas dispendiosos estão a ser armazenados para o futuro. Peça o histórico de revisões e reserve um tempo para examiná-lo com cuidado. Se o registo de revisões estiver seriamente incompleto ou em falta, vá-se embora, caso contrário, poderá habilitar-se a pagar a conta da negligência de outra pessoa.

Luzes do painel:

ABS, SRS, ESC, gestão do do motor - todos os sistemas eletrónicos possuem uma luz de aviso. Certifique-se de que todas elas acendem quando liga a ignição - vendedores com pouco escrúpulos são conhecidos por remover uma lâmpada para disfarçar um sistema defeituoso. Pode ser necessário ligar e desligar a ignição algumas vezes antes de localizá-las todas. A maioria deve apagar em poucos segundos; o resto, quando ligar o motor e destravar o travão de mão. Depois disso, uma luz significa um problema. Não seja enganado com "todos fazem isso" ou "isso é normal". O carro tem uma falha, por isso, vá-se embora.

Motor:

Ouça com atenção nos primeiros segundos - batidas ou chocalhos no arranque podem significar problemas. Veja o fumo do escape; vapor branco de um motor frio é normal, desde que desapareça à medida que a temperatura aumenta. Fumo negro em aceleração forte significa injetores sujos ou desgastados e fumo azul a qualquer momento indica um motor muito desgastado - geralmente devido a manutenção negligenciada. Evite o carro.

Teste de estrada;

Veja se ouve chocalhos da suspensão e tilintares em estradas irregulares. Verifique a suavidade da engrenagem de velocidades na caixa, o volante do carro em linha reta e os travões de forma direta. Tente parar em ritmos diferentes - com suavidade e de forma rápida. O motor nunca deve parar quando o carro parar, nem as rotações devem baixar muito e depois retomarem o ponto certo. Em caso afirmativo, há um problema.

Aprenda a ir embora:

Mantenha-se firme e rejeite um carro com sinais de problemas. Os carros são mais frequentemente uma escolha emocional do que um racional, mas é muito mais provável que a escolha emocional termine em lágrimas. Se tiver alguma dúvida, vá para casa e pense nela. Se o vendedor sugerir outros compradores pelo caminho (como «bluff»), aceite mesmo o repto - há milhares de outras pechinchas por aí.

VEJA TAMBÉM:

Sete resoluções de Ano Novo para os condutores

  • TEMAS:
  • Carro novo

  • Comprar carro usado

  • Ano novo

Veja mais