O inverno está próximo: como conduzir com neve

  • Redação Autoportal
Condução sob neve
Condução sob neve

Saiba o que fazer se passar por esta situação

A condução defensiva e preventiva continua na ordem do dia com o chegar do inverno e depois das questões sobre a chuva e as inundações, é a vez de ter em conta a neve.

Esta é a segunda de quatro partes em que a GEM Monitoring Assist responde às questões sobre como conduzir nestas condições.

Qual é a velocidade segura para conduzir na neve?

A experiência mostra que não é a sua velocidade que é o problema, mas é como gere a velocidade no sentido de uma paragem de emergência, ou para lidar com uma curva apertada ou para parar em segurança num cruzamento. Se houver neve na estrada, a sua distância de travagem serão bastante aumentada comparada com o que está habituado num piso seco. Quanto mais depressa for, de mais distância precisará para parar em segurança. Trate de garantir uma margem de risco. Se estiver mesmo a nevar, então deve mesmo abrandar. Tente antecipar quando terá de abrandar e acelerar.

Que comportamento se deve esperar do carro de tração traseira na neve?

Pode muito bem acelerar pouco. Os carros com tração dianteira serão muito melhores para andar em condições de reduzida tração.

Quais são as melhores estradas para usar quando está a nevar?

O melhor conselho é não conduzir de todo se não precisar. Elevações ligeiras podem tronar-se inultrapassáveis e até as autoestradas podem transformar-se rapidamente em parques d estacionamento durante um período de queda de neve.

Que equipamento de emergência se deve ter se tivermos de conduzir na neve?

Leve um termos com uma bebida quente, um cobertor ou um saco cama para garantir que consegue ficar quente se fica empanado. Se tiver de deixar o carro, então é boa ideia garantir que tenha consigo botas e um casaco refletor quente.

  • TEMAS:
  • Condução

  • Neve

  • Inverno

Veja mais