Lotus Esprit S1 de 1977 em leilão no London Classic Car Show pode atingir 79 mil euros

Fotos CCA

Inteiramente restaurado com apenas 43,4 mil quilómetros, um Lotus Esprit S1 de 1977 vai a leilão a 26 de junho em Syon Park, no Reino Unido

O London Classic Car Show irá ter lugar em Syon Park, no Reino Unido, nos dias 26 e 27 de junho próximo. Será neste evento que grandes aficionados do automóvel se poderão juntar para participar num leilão onde irão marcar presença algumas raridades automóveis. 

Os modelos estarão em exposição em vários lotes com magníficos clássicos (consulta prévia online no site da CCA - Classic Car Auctions).

PUB

Uma das estrelas deste leilão irá ser, sem dúvida, este magnífico exemplar Lotus Esprit Series 1 de 1977, uma das mais belas criações de Giorgetto Giugiaro na Italdesign, que pode desde já ver na nossa galeria.

Os especialistas da CCA estimam que o modelo possa atingir em leilão um valor entre 58 mil e 68 mil libras (aproximadamente 67 mil a 79 mil euros)

Leilões a ferver: Ferrari 250 Europa GT de 1955 alcançou 1,83 milhões de euros

Este Lotus Esprit S1 foi completamente restaurado com imenso detalhe e surge em leilão com apenas 27.000 milhas (43,4 mil kms) no odómetro o que atesta bem o seu valor.

Este modelo tem mais de 2 mil horas de mão de obra e representou um investimento de 35 mil libras (aproximadamente 40 mil euros). A cor foi recuperada exatamente de acordo com o original cor-de-laranja Lotus pelos especialistas SMS Autospray (Cranfield, Reino Unido), reconhecidos pela dedicação à Lotus.

PUB

 

O proprietário atual explica a história do modelo:

“O carro esteve parado num jardim desde 1992 e foi vendido a um entusiasta Lotus em 2018. Mas ele estava muito ocupado para fazer o restauro e vendeu-o a mim”

PUB

O trabalho de chassis exigiu uma remoção total do esqueleto principal e sua renovação.

O motor, montado em posição longitudinal atrás dos passageiros, foi inteiramente recuperado, mantendo o seu número de série original intacto. O Espirit S1 oferece um motor 2 litros 16 válvulas, 4 cilindros em linha com duplo carburador. A potência máxima anunciada é de 116 kW (158 cavalos) atingida a 7.000 rpm. O binário máximo é da ordem dos 190 Nm.

A caixa manual de cinco velocidades foi toda recuperada e a suspensão é inteiramente nova (estes dois elementos apresentam também o número de série original), tal como os travões e a direção. Toda a cablagem e circuitos elétricos são igualmente novos.

O trabalho de mecânica e recuperação esteve a cargo da Allon White Sportscars, incluindo afinação do motor, set-up da suspensão, alinhamento de direção e rodas. Foi ainda realizado um teste MOT (teste de segurança).

PUB

Destaque para a recuperação das originais jantes Wolfrace de 14 polegadas, um modelo que hoje seria impossível encontrar usado ainda para venda, tal como outros elementos, como, por exemplo, os espelhos retrovisores e alguns elementos na carroçaria.

O interior foi inteiramente refeito à época como se tivesse acabado de sair de fábrica, com um trabalho da SJ Sportscars onde é possível observar um padrão xadrez “tartan” em laranja e os elementos de apoio em verde. Os tapetes e demais aplicações em tecido foram igualmente restauradas a 100 por cento em cor-de-laranja.

Pode consultar mais detalhes deste modelo e todos os lotes os restantes lotes em Classic Car Auction.

PUB

Mais informações sobre o London Classic Show aqui.

(Imagens CCA – todos os direitos reservados)

Continuar a ler

RELACIONADOS

Ferrari 250 Europa GT de 1955 guardado em celeiro alcançou 1,83 milhões de euros (notícia atualizada)

Mitsubishi Lancer Evolution VI Tommi Mäkinen atinge record mundial 115 mil euros em leilão

Furgão oficial dos «Soldados da Fortuna» vai a leilão

Leilão do último Porsche 911 rende 1 milhão no combate à covid-19

COMPUTADOR DE BORDO

Governo irá reduzir 50% do valor das portagens nas ex-SCUT em 1 de julho

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

VEJA MAIS

MAIS LIDAS