Mobilize: Renault anuncia mobilidade urbana partilhada com o EZ-1

  • Redação Autoportal
  • 16 jan, 19:04
Mobilize EZ-1 Prototype
Mobilize EZ-1 Prototype

Nova marca do grupo para a mobilidade traz um novo veículo elétrico

O Grupo Renault anunciou na divulgação do seu novo plano estratégico a criação da Mobilize, uma marca dedicada aos serviços de mobilidade abrangendo as áreas da energia e dos dados. No campo específico da mobilidade urbana partilhada, a Mobilize apresenta-se com a revelação do protótipo EZ-1.

Com um raio de ação para lá do universo automóvel, a Mobilize ”vai propor novas soluções de transporte, de pessoas e bens, de um ponto A ao ponto B, com ou sem automóvel” para responder não só às expetativas dos consumidores, mas também “das empresas, das cidades ou regiões” com a criação de “parcerias e novos ecossistemas abertos”.

PUB

A Mobilize tem três linhas de força centrais: “reduzir a diferença entre a utilização e o custo de um veículo numa realidade em que estes estão sem utilização 90% do tempo”; “melhorar o valor residual para evitar que o valor de um automóvel novo seja dividido por dois ao fim de apenas três anos”; e “contribuir para o objetivo zero pegada de CO2”.

Com o objetivo “de aumentar, em pelo menos 20%, a taxa de utilização dos veículos”, o seu fim de vida também está previsto no que respeita à reciclagem. “Quando as baterias dos veículos elétricos deixarem de estar adaptadas à utilização num automóvel, a Mobilize dar-lhes-á uma segunda vida como fonte de energia estacionária”.

PUB

A marca irá investir no desenvolvimento de um ecossistema energético, que inclui soluções de carregamento inteligentes e de armazenamento de energia, e promover a mobilidade elétrica com soluções que facilitam a adoção de veículos elétricos: como serão o “cartão de recarga que permite aos clientes localizar facilmente as estações de carregamento públicas e o pagamento através de um único sistema para toda a Europa”.

PUB

A mobilidade urbana partilhada terá como emblema o Mobilize EZ-1 Prototype, um veículo sem chave e com acesso através do smartphone em que os seus utilizadores “apenas pagarão o que utilizarem, seja na base do tempo de utilização ou da quilometragem”.

O protótipo EZ-1 é um veículo elétrico compacto para 2 pessoas medindo apenas 2,3 metros de comprimento e com as portas totalmente vidradas para dar vista sobre a paisagem urbana. Ao estarc dotado de um “inovador sistema de troca da bateria”, o EZ-1 pode ser utilizado em parar.

Este veículo elétrico construído segundo os “princípios da economia circular” intera 50% de materiais reciclados e no fim da sua vida útil será reciclável a 95 %.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Renault 5 regressa em versão elétrica com novo plano estratégico da marca

F1: Alpine revela o novo monolugar de Fernando Alonso

Renault substitui diretor da equipa de Fórmula 1

MV Agusta revela a exclusiva Superveloce Alpine inspirada no A110

WEC: Alpine confirma presença nas 24 Horas de Le Mans de 2021 com novo projeto

COMPUTADOR DE BORDO

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

VEJA MAIS

MAIS LIDAS