Novidades

Tesla muito nervosa com atraso na aprovação da nova Gigafactory em Berlim

Governo de Berlim está a atrasar a emissão da licença para a fábrica da Tesla
Texto
Tesla Gigafactory Berlim
Tesla Gigafactory Berlim

A Tesla tem a sua nova Gigafactory em Berlim praticamente concluída e estará a preparar-se para dar início à produção das baterias e de alguns modelos, tal como aqui noticiado o Model Y, já nos próximos meses. Mas os problemas sucedem-se.

A nova fábrica da Tesla, com capacidade projetada para produzir 500 mil veículos elétricos por ano, tem estado envolvida em controvérsia desde o inicio dos planos anunciados por Elon Musk (CEO da companhia, recentemente considerado o homem mais rico do mundo).

O primeiro contratempo surgiu ainda em 2020 com os ambientalistas a tentarem impedir a construção de avançar neste local, devido à previsão de abate de milhares de árvores.

A descoberta de sete bombas no terreno da Gigafactory em Berlim provocou novo atraso na construção.

Agora, é o governo de Berlim que parece relutante em atribuir a licença final à nova unidade da Tesla, o que, de acordo, com noticias da Bloomberg, já provocou o envio de uma carta da empresa norte-americana a acusar Berlim de desencorajar o investimento em energias limpas.

“Os obstáculos da Alemanha no processo de aprovação estão a atrasar a necessária transformação industrial “ – refere a Bloomberg, citando a carta da Tesla e ainda acrescentando: “Este ato desencoraja os investimentos de projetos e infraestruturas relacionados com energia limpa, necessários para que a Alemanha possa atingir as suas metas climáticas”.

A pressão da Tesla promete manter-se até ao licenciamento definitivo da nova fábrica. 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal