Novidades

Corrida ao espaço: Richard Branson, Jeff Bezos, Elon Musk e... Porsche

A Porsche SE avançou com um investimento na Isar Aerospace e poderá estar a preparar a sua entrada no mercado das viagens espaciais
Texto
Porsche quer entrar na corrida espacial com a Isar
Porsche quer entrar na corrida espacial com a Isar

Se fosse 1º de abril poderia desconfiar do nosso título. Mas estamos em pleno verão e a notícia está confirmada em comunicado oficial da Porsche SE, no passado dia 28 de julho: a Porsche SE entrou no capital da Isar Aerospace.

Primeiro foi, em 2018, Elon Musk a enviar um Tesla Roadster ao espaço (ver aqui). Estava relançada a conquista do espaço!

Já este ano, depois do primeiro voo experimental, Richard Branson foi ao espaço a bordo da Virgin Galactic VSS Unity (ver vídeo) e está apostado em levar turistas a bordo o mais rapidamente possível.

Há menos de um mês foi a vez de Jezz Bezos, fundador e ex-CEO da Amazon mostrar o mundo através da Blue Horizon (vídeo aqui) e também tem intenções de tornar o acesso ao espaço algo acessível... a alguns milionários bem entendido.

Agora... poderá ter chegado a vez da Porsche

Calma. Para já, a Porsche SE, que é a "holding" que controla o Grupo VW (não confundir por isso "apenas" com a marca Porsche), surge como investidor, mas, quem sabe o que verdadeiramente vai na cabeça dos acionistas?

De acordo com a declaração do investidor, a que tivemos acesso, a Porsche Automobil Holding SE, com sede em Estugarda, adquiriu uma percentagem não especificada (apenas refere “um dígito simples de baixo valor”), da Aerospace Technologies (Isar Aerospace), com sede em Munique. Não foram divulgados quaisquer valores em concreto.

Isar Aerospace Spectrum

O investimento anunciado pela Porsche SE faz parte de uma nova ronda de financiamento da Isar Aerospace, que captou um total de 63 milhões de euros (não especificando quanto é que deste valor coube à Porsche SE)

A Isar Aerospace tem planos para lançar já em 2022 um veículo/foguetão espacial de nome “Spectrum”, que, assegura a empresa em comunicado, será uma forma mais eficiente em termos de custos e com uma maior flexibilidade face às propostas existentes no mercado.

Como investidores a empresa de exploração espacial de Munique têm já conhecidos, de acordo com o Financial Times: a HV Capital, Lakestar, Earlybird e Airbus Ventures a que se junta agora a Porsche SE, que, desta forma, junta ao seu portfolio uma inteiramente nova área de negócio.

Será que nos próximos anos veremos um Porsche a voar em redor do planeta? Onde nos inscrevemos?

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal