Novidades

Audi revela a nova geração do A3 Sedan que chega no verão

Novo modelo apresenta um visual mais desportivo e elegante
Texto

A Audi revelou agora a nova geração do A3 Sedan, um dos modelos de referência da marca alemã que deverá chegar ao mercado nacional no verão.

Depois de ter apresentado o novo A3 Sportback, a marca de Ingolstadt não perdeu tempo em dar a conhecer a nova geração do seu do A3 Sedan que tem por base a plataforma MQB e que apresenta um visual mais desportivo e elegante.

Comparador com o seu antecessor o novo A3 Sedan é 4 cm mais comprido, 4,50 metros, a largura aumentou em 2 cm para 1,82 m, enquanto a altura cresceu 1 cm, face à  geração anterior para 1,43m. Já a distância entre eixos permanece inalterada, bem como a capacidade da bagageira que permanece com 425 litros.

Em matéria de design esta nova geração do A3 Sedan apresentas uma frente em que se destaca a grelha de favo de mel, ladeada pelos faróis em que se destacam as luzes diurnas digitais formadas com até 15 LED.

Para além disso a traseira é mais alta, o que lhe permitiu melhorar a componente aerodinâmica e ao mesmo tempo ganhar uma aparência mais elegante.

O interior do novo A3 Sedan é totalmente focado no condutor e para isso dispõem de um painel de instrumentos digital de série com ecrã de 10,25 polegadas, ou de 12,3 polegadas como opção, enquanto o ecrã central tátil é de 10,1 polegadas.

O principal sistema de infoentretenimento do novo A3 Sedan é o MMI Navigation plus, que utiliza a nova geração MIB 3, que promete ser 10 vezes mais potente que a geração anterior.

O MMI Navigation plus oferece diversos serviços Audi connect de série, incluindo informações de trânsito on-line, notícias e informações adicionais, como fotos, horários de funcionamento e avaliações de usuários relacionadas a pontos de interesse.

Para além disso o sistema de infoentretenimento é compatível com Apple Carplay e Android Auto, estando previsto para breve que passe a incorporar o assistente Alexa da Amazon.

Tal como o A3 Sportback, o Sedan também perdeu parte dos seus comandos físicos e passou a contar com o comando rotativo instalado na consola.

Em matéria de motorizações, o novo A3 Sedan vai estar disponível no lançamento com um bloco 35 TFSI de 1.5 a gasolina de 150 cv de potência, com caixa manual de seis velocidades, ou em opção uma caixa automática, sistema S tronic de embraiagem dupla e 7 velocidades.

Outra variante a gasolina conta com o mesmo motor 1.5 TFSI de 150 cv, equipado com caixa automática de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades e a tecnologia mild hybrid de 48 V, que recupera energia nas fases de travagem e desaceleração, armazenando a energia em bateria de iões de lítio, de pequena capacidade, de forma a apoiar o motor térmico até 50 Nm momentaneamente nos arranques e nas acelerações a baixa regime.

Já a versão a diesel vai contar com o motor 2.0 TDI, também com 150 cv e apenas com caixa de velocidades automática, na qual as mudanças de caixa são realizadas por meio de um novo comando, usando a tecnologia shift-by-wire.

Para mais tarde ficam as versões de tração total que permitem um nível máximo de estabilidade e aderência.

A Audi revelou que vai abrir as pré-reservas na Alemanha para o seu novo A3 Sedan no final de abril, com as entregas previstas para o verão e que o preço do novo Sedan, por terras germânicas arranca nos 29.800 euros para a versão 35 TFSI de 150 cv a gasolina, sendo que para mais tarde está prevista a chegada de uma versão de entrada com um bloco a gasolina com um preço que começa nos 27.700 euros, na Alemanha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal