Novidades

Preços dos combustíveis baixaram ligeiramente esta semana, mas subiram 30 cêntimos num ano

Contas da TVI mostram subida de 30 e 25 cêntimos, respetivamente para gasolina e gasóleo, em 2021, face ao ano passado
Texto

Reportagem da TVI mostra que contra a tendência habitual o preço dos combustíveis subiu no ano em que os portugueses estiveram confinados.

As contas reveladas mostram uma variação de 30 cêntimos no preço da gasolina 95 simples e de 25 cêntimos do gasóleo simples, de 2020 para 2021.

A gasolina simples 95 custava 1,296 euros por litro a 23 de maio de 2020 e um ano depois, custava, em média, 1,597 euros por litro.

Já o gasóleo simples o preço por litro cifrava-se em 1,139 euros e a subida em 2021 foi de 25 cêntimos para 1,392 euros por litro

De acordo com a reportagem da TVI os empresários sentem estes aumentos refletidos no preço dos produtos e, por isso, estes aumentos chegam aos consumidores mesmo quando não gastam, eles próprios combustíveis.

As contas dos combustíveis desde 2018

Estas contas confirmam os dados semanais que aqui deixamos e mostram ainda outra evidência enunciada na mesma reportagem.

Portugal é o 6º país que vende a gasolina 95 mais cara na Europa dos 27, ficando à frente de países como a Alemanha ou França e só fica atrás dos países nórdicos. E estes exemplos são economias, todas elas, bem mais robustas do que a nossa em termos de rendimento para os cidadãos.

Veja aqui o consumo de combustíveis em Portugal

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal