Novidades

SF90 Spider: o Ferrari de produção mais potente torna-se descapotável

Novo descapotável da Ferrari anuncia uma velocidade máxima de 340 km/h
Texto

A Ferrari apresentou a variante descapotável do SF90 Stradale, e o primeiro Spider híbrido plug-in da empresa de Maranello.

A apresentação do novo modelo foi realizada durante um evento online, onde a Ferrari deu a conhecer que o SF90 Spider, mantém o bloco híbrido plug-in da versão ‘fechada’, combinando um motor V8 de 3.9 litros biturbo de 780 cv de potência e um binário de 800 Nm, com três motores elétricos, dois em cada uma das rodas da frente e um terceiro na caixa de dupla embraiagem de oito velocidades, com 220 cv cada.

Desta forma o SF90 Spider debita uma potência combinada de 1000 cv e um binário de 900 Nm, e conta com tração integral.

A Ferrari afirma que o SF90 Spider é tão rápido quando o seu irmão Stradale acelerando dos 0 aos 100 km/h em a 2,5 segundos, enquanto que para chegar dos 0 aos 200 km/h, precisa apenas de 7 segundos, e uma velocidade máxima de 340 km/h.

Este novo SF90 Spider conta com uma capota que requer apenas 14 segundos para abrir ou fechar, em andamento. A estrutura é arrumada num compartimento dedicado na bagageira, o que faz com que a capacidade da bagageira seja reduzida 100 litros face à versão ‘fechada’.

A Ferrari revelou ainda que a opção por uma capota rígida, que conta com uma estrutura em alumínio na sua composição, permitiu uma redução do peso até 40 kg mais leve do que outros dispositivos do género.

Os engenheiros da marca de Maranello realizaram um trabalho específico neste novo SF90 Spider para garantir que a relação peso potência não comprometia as prestações deste descapotável.

Nesse sentido, recorreram a soluções em fibra de carbono e titânio para retirar 21 kg ao peso total de 1.670 kg para um rácio peso/potência de 1.67 kg/cv.

Já o chassis também apresenta uma rigidez torcional 30% maior do que as plataformas anteriores, sem qualquer aumento de peso, um fator que influencia significativamente a capacidade dinâmica do novo SF90 Spider.

Para além do novo modelo descapotável, a Ferrari anunciou ainda que passa a estar disponível um pack opcional Assetto Fiorano para o novo SF90 Spider, que inclui um conjunto de amortecedores Multimatic otimizados para uso em pista, um spoiler traseiro de fibra de carbono e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. 

Para além disso os clientes da Ferrari podem ainda contar optar pelo SF90 Spider Assetto Fiorano, com uma pintura a dois tons.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal