O novo Renault Arkana chega aos concessionários portugueses já no próximo mês de junho e a marca abriu as encomendas para o seu SUV coupé anunciando os preços de vendas para uma gama de versões, por enquanto, dividida entre duas motorizações e três níveis de equipamento.
Os dois grupos propulsores disponíveis na estreia do Arkana em Portugal são o TCe 140 EDC e E-Tech Híbrido 145 – indicadores das respetivas potências.
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O motor 1.3 TCe de 4 cilindros é equipado com um sistema micro-híbrido, composto por um alternador/motor de arranque associado a uma bateria de iões de lítio posicionada sob o assento do passageiro.
Esta tecnologia assiste o motor de combustão durante os arranques e as acelerações reduzindo os consumos de combustível (5,8 l/100km em ciclo combinado) e as emissões de CO2, ao mesmo tempo que melhora o conforto na condução.
O bloco 1.3 com injeção direta de gasolina com 140 cv de potência e um binário de 260 Nm tem associado a caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades.
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O grupo propulsor E-Tech Híbrido 145 é equipado com um motor de nova geração a gasolina de 1.598 cc de cilindrada associado a dois motores elétricos – um de tipo HSG (High-Voltage Starter Generator) – e a uma inovadora caixa de velocidades multimodo sem embraiagem.
Este bloco com 143 cavalos de potência reivindica um consumo de 4,9l/100 km em ciclo combinado. A tecnologia híbrida E-Tech permite que os arranques sejam sempre feitos em modo elétrico e rodar até 80% do tempo em cidade no modo elétrico reduzindo até 40% as emissões de CO2 e os gastos de combustível, quando em comparação com uma motorização convencional a combustão.
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Nos três níveis de equipamento do Renault Arkana, a entrada na gama faz-se com a versão Business em que os destaques estão, por exemplo, com os faróis 100% LED, as jantes em liga leve de 17’’, ou o sistema multimédia com ecrã de 7’’ compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
No que respeita à segurança, o Arkana na versão Business inclui alertas de distância e de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, comutação automática das luzes de estrada/cruzamento, ou os sistemas de assistência à travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas e de assistência na transposição involuntária de via.
O nível Intens eleva o equipamento para as jantes de 18’’ e o ecrã (vertical) para as 9,3’’ – o do painel de instrumentos tem 10’’. Os estofos são em tecido TEP e o volante e o punho da alavanca da caixa de velocidades são em couro.
No capítulo da segurança, o Renault Arkana Intens introduz os alertas de ângulo morto e de obstáculo traseiro e também o sistema adaptativo ao regulador de velocidade e ainda o limitador de velocidade.
A versão de equipamento R.S. Line acrescenta o ‘look’ mais desportivo ao Arkana com elementos como o para-choques dianteiro com lâmina aerodinâmica com inspiração na F1, ou as proteções dianteira e traseira (esta última com dupla saída de escape).
No interior, para além das decorações específicas R.S. Line ou dos pedais em alumínio, ganha-se também o carregador de smartphone por indução. O conforto é elevado com a regulação elétrica e sistema de aquecimento dos bancos (em couro alcântara) dianteiros e do volante aquecido. A segurança é reforçada com o alerta de obstáculo lateral e com o assistente de estacionamento mãos livres.
Tabelas de preços do Renault Arkana
Business | Intens | R.S. Line | |
TCe 140 EDC | 31.600 € | 33.700 € | 36.300 € |
E-Tech Híbrido 145 | 33.100 € | 35.200 € | 37.800 € |
O Renault Arkana já pode ser encomendado na rede de concessionários da marca e as primeiras entregas estão previstas para o final do próximo mês de junho. A versão de 160 cv do novo SUV será comercializada posteriormente.