Volvo lança portal de Inovação para desenvolver veículos mais seguros

  • Redação Autoportal
  • 31 jan, 15:01
Portal de inovação (Volvo Cars)
Portal de inovação (Volvo Cars)

Portal de inovação conta com recursos disponibilizados gratuitamente

Volvo lançou um portal de inovação destinado a apoiar os criadores internos ou externos no desenvolvimento de aplicações (apps) para criar automóveis ainda mais seguros.

Os recursos que são disponibilizados gratuitamente, permite o acesso a uma ampla variedade de ferramentas de forma a desenvolver o software e serviços dos produtos da Volvo Cars. E desta forma aumentar significativamente as possibilidades dos seus clientes personalizarem ainda mais os seus automóveis.

PUB

A informação disponibilizada no site é útil para vários tipos de utilizadores, desde programadores e profissionais a curiosos ou adeptos da tecnologia. Ao disponibilizar, de forma gratuita, esta informação, a Volvo continua a sua longa tradição de partilha de conhecimento e pesquisa em prol da construção de estradas mais seguras para todos.

“Os nossos automóveis estão a tornar-se cada vez mais inteligentes e mais conectados, e com isso, os nossos clientes estão a aumentar a procura de apps e de serviços. Ao tornar estes recursos públicos, estamos a apoiar os criadores do seu desenvolvimento sejam eles internos ou externos à nossa empresa. Estamos assim a trabalhar com os melhores dos melhores nas suas áreas”, sublinhou Henrik Green, responsável pelo departamento tecnológico da marca sueca.

PUB

Os recursos disponíveis no Innovation Portal incluem o chamado emulador que recria o Android Automotive Operating System e apps Google utilizadas em novos veículos da Volvo, fornecendo aos programadores uma experiência precisa do sistema do automóvel nos seus computadores. Este emulador é uma ferramenta útil para projetar, desenvolver, testar e publicar apps diretamente no Google Play do automóvel.

PUB

A plataforma incluirá a Extended Vehicle API, fazendo com que, pela primeira vez, a Volvo Cars ofereça esta ferramenta ao público.

Entre os recursos disponibilizados contam-se um conjunto de dados LiDAR e um modelo de automóvel 3D de produção para download do Volvo XC40 Recharge 100% elétrico.

O conjunto de dados LiDAR é lançado em conjunto com a Luminar, que utiliza um conjunto de sensores capazes de detetar objetos ao redor do automóvel até 250 metros de distância examinando o ambiente com luz laser.

Este conjunto de dados pode ajudar os investigadores a melhorar os algoritmos relacionados com a deteção de LiDAR de longo alcance, um elemento crucial para criar automóveis autónomos que sejam seguros em velocidades elevadas e em ambientes de tráfego complexos.

PUB

A Volvo revelou ainda que o Innovation Portal irá crescer à medida que forem adicionados mais recursos. Nos próximos meses, será lançado um modelo automóvel 3D totalmente funcional. Este modelo terá réplicas dos sensores físicos do automóvel, permitindo que os utilizadores testem os dados dos mesmos para fins de pesquisa e de educação. Os programadores poderão também usar o modelo para criar, novas funções e serviços.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Ter um Volvo está 5.600 euros mais barato

Volvo XC40 PHEV: SUV robusto que é poderoso pela calada

Volvo utiliza simulador de videojogos para criar carros mais seguros

Vídeo: saiba o que leva a Volvo a lançar carros novos de 30 metros de altura

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS