Novidades

Nova versão Tecnica combina os melhores trunfos do Lamborghini Huracán

A nova opção da gama Huracán inclui um motor V10 de 640 cavalos, tração traseira e uma aerodinâmica melhorada
Texto

Quase sem darmos por isso, o Lamborghini Huracán já chegou ao mercado há cerca de dez anos, mas ainda continua a ser um dos modelos mais bem sucedidos da história da marca italiana. E agora, de forma a explorar ainda mais as suas capacidades, a Lamborghini acaba de apresentar a nova versão Tecnica, que aproveita os melhores argumentos das melhores versões do Huracán e ainda acrescenta alguns detalhes.

A decisão de batizar esta nova proposta com o nome Tecnica tem a precisamente a ver com o facto de serem explorados da melhor forma todos os componentes mecânicos do Huracán, desde o motor V10 até aos sistemas de tração. No primeiro caso, foi escolhida a mesma motorização que já equipa o STO, que já inclui um acréscimo de 30 cavalos face a um EVO, por exemplo. Com 640 cavalos de potência, ficam garantidos valores como os 3,2 segundos da aceleração dos 0 aos 100 km/h, ainda que a tração seja feita apenas nas rodas traseiras, e não nas quatro, como é mais comum com este modelo.

Huracán STO é o modelo de pista homologado para estrada

No eixo posterior, está também presente um sistema direcional que ajuda a colocar o Huracán na trajetória mais correta, em conjunto com a vectorização de binário e com o controlo de tração. E dependendo do modo de condução selecionado, todos os sistemas dinâmicos incluem uma afinação específica, tendo a eficácia como o seu principal objetivo. E para que esta seja ainda mais envolvente para quem vai ao volante, a Lamborghini também desenvolveu uma afinação específica para o sistema LDVI (Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata), responsável por tentar prever o que vai acontecer, com a ajuda de inteligência artificial, e otimizar a maioria dos sistemas para o máximo desempenho possível.

Imprescindível para um desportivo deste calibre, é também necessário um sistema de travagem que esteja à altura deste patamar de prestações. E no caso do Tecnica, é claro que não poderia faltar o sistema que inclui discos de carbono cerâmico e uma nova configuração do sistema de arrefecimento, que consegue melhorar o seu desempenho.

Paolo Troilo utiliz o Huracán EVO como tela

Com isso, a Lamborghini aproveitou também para fazer uns ajustes na estética do Lamborghini Huracán, mas sempre tendo a eficácia em vista. Na frente, é o novo para-choques com Y em destaque, inspirado do Terzo Milenio. E o capot é agora uma opção em fibra de carbono, que ajuda a descer o centro de gravidade e a reduzir o peso do conjunto.

De perfil, a nova aerodinâmica do Huracán fez com que o comprimento tivesse aumentado em mais de seis centímetros, mas as principais diferenças, além do para-choques dianteiro e do capot, são mais visíveis na nova asa traseira fixa inspirada na aeronáutica, nas saídas de escape de formato hexagonal e nas jantes Damiso de 20 polegadas, inspiradas no Lamborghini Vision GT.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal