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Autoridades chinesas investigam possíveis práticas de fixação de preços e conluio entre empresas

Quebra no fornecimento de microchips trava produção automóvel, mas o governo chinês está a investigar atos presumivelmente ilegais
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China roads (Foto: A. Pasaric/Pexels)
China roads (Foto: A. Pasaric/Pexels)

A escassez na produção e fornecimento de microchips está a colocar entraves significativos aos fabricantes de automóveis, com alguns deles a serem obrigados a reduzir a produção, como é o caso do norte-americano General Motors ou do europeu Volkswagen.

A elevada procura por este tipo de componentes, tanto para a indústria automóvel como para muitas outras indústrias, em especial junto de fabricantes chineses, tem originado nestes alguns comportamentos que levantam suspeitas junto das autoridades.

Escassez de componentes limita produção de automóveis

Não é por isso de estranhar que a Administração Estatal de Supervisão do Mercado (AESM), a entidade chinesa responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado, esteja a investigar possíveis atos ilegais como fixação de preços, acumulação de stocks e conluio entre várias empresas e indústrias.

"Em resposta a problemas como a especulação e os preços elevados no mercado de chips para a indústria automóvel, a Administração Estatal de Supervisão do Mercado iniciou recentemente uma investigação aos distribuidores de chips de automóveis", informou a AESM em comunicado.

A escassez de microchips verifica-se já desde dezembro último e tem vindo a ter reflexos concretos na diminuição das vendas de automóveis. Na China, deu-se uma quebra de 12,6% no mês de junho, em comparação com o mês anterior, avança a agência de notícias Reuters. Para os fabricantes a atual situação é preocupante.

Falta de chips pode durar vários anos

A General Motors, por exemplo, viu-se obrigada a reduzir a produção em inúmeras das suas fábricas instaladas nos Estados Unidos e no México. O fabricante americano está a retirar algumas das funcionalidades dos seus modelos que estão dependentes de microchips, ou, em alternativa, produz os automóveis para depois os armazenar, enquanto aguarda o fornecimento daqueles componentes eletrónicos. Quando estes são entregues completa a produção e procede então ao envio para os concessionários.

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