Começou por ser apenas um concept experimental de desenho arrojado e com capacidade de devorar qualquer quilómetro de pista por esse mundo fora. O Bugatti Bolide foi apresentado em outubro de 2020 (ver aqui), mas rapidamente conquistou a atenção de muitos apaixonados da marca.
Segundo nos diz o Presidente da Bugatti, Stephan Winkelmann, “após a sua apresentação, um número significativo de entusiastas e colecionadores pediram-nos para desenvolver uma versão de produção do Bolide. E por essa mesma razão, decidimos efetuar uma produção muito limitada deste modelo, para que 40 clientes tivessem a oportunidade de experimentarem este incrível veículo”. Pelo menos, 40 clientes que tenham a capacidade de investir cerca de quatro milhões de euros, que é o valor necessário para a aquisição deste Bolide de produção.
Galeria de imagens: Sabia que Ronaldo é apreciador de Bugatti? |
---|
O Bugatti Bolide, ou carro de corrida, em francês, usa uma aerodinâmica perfeitamente adaptada a conseguir extrair o melhor que a física permite em termos dinâmicos e tem um visual que não deixará indiferente qualquer apaixonado por automóveis. Usa um motor W16 com oito litros de cilindrada e soma qualquer coisa como 1800 cavalos de potência, que passam para o asfalto com a ajuda da caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem, mas também do sistema de tração integral.
Veja aqui imagens do Chiron SuperSport em pista |
---|
As versões de produção do Bugatti Bolide não terão autorização para ser conduzidas na via pública, apenas em circuito. E para dar uma ajuda neste ponto, todos os Bolide serão produzidos cumprindo as normas da FIA (Fédération Internationale de l'Automobile), que obrigam à inclusão de cintos de segurança de seis apoios, um sistema automático de extinção de incêndios, rodas com aperto central e um sistema de reabastecimento de pressão, tal como vemos na quase totalidade dos modelos que vemos em pista.
Vídeo do Chiron Pur Sport nas montanhas do Dubai |
---|
Também comum a todos os Bolide será a arrojada aerodinâmica, com uma secção dianteira inspirada nos modelos de Fórmula 1 e com um extrator traseiro de dimensões muito generosas e que casam na perfeição com a enorme asa traseira. O resultado é uma força descendente bastante elevada e que cola os 1240 quilos do Bolide ao asfalto, tornando-o ainda mais eficaz.
Entre os números divulgados, o destaque vai para a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,17 segundos, mas este é um dos modelos que gostávamos de ver a disputar o tempo da melhor volta ao Nordschleife.
As entregas aos clientes deverão começar em 2024, sendo que a Bugatti já está a organizar alguns eventos em pista, com o objetivo de proporcionar aos seus clientes a melhor experiência de condução possível.