Todos os horários: 24h Le Mans no próximo fim-de-semana

A presença sob licença portuguesa de quatro pilotos é um atrativo especial para esta edição
Texto
24h Le Mans 2021
24h Le Mans 2021

A 89ª edição da mítica prova das 24h de Le Mans irá decorrer no próximo fim-de-semana de 21 e 22 de agosto (foi adiada pela terceira vez na história) e sob licença portuguesa irão correr quatro pilotos que ambicionam lutar pelos lugares da frente nas respetivas categorias.

A prova de resistência, organizada pelo Automóvel Clube de l'Ouest, teve o ano passado uma edição atípica sem público mas para Portugal teve a honra de vermos a bandeira portuguesa nos dois lugares mais altos do pódio da categoria LMP2, com a vitória de Filipe Albuquerque e o segundo lugar de António Félix da Costa (ver aqui).

A prova deste ano, para além da novidade de receber público, tem ainda mais uma novidade que é a presença dos Hypercar: Toyota, Alpine e Glickenhaus. Para a marca japonesa uma vitória seria o renovar do resultado das últimas três edições, mas os franceses apostam na fiabilidade do carro e poderão fazer um brilharete. A equipa americana é, em teoria, mais fraca, mas em 24 horas muita coisa pode acontecer...

Este ano o circuito de Le Sarthe poderá ter até 20 por cento da ocupação com público, mas estão previstas várias bolhas de segurança devido à situação pandémica e não existirão acessos cruzados ao paddock ou às habituais tendas de merchadising.

Três pilotos nacionais e um luso-angolano correm sob licença portuguesa em Le Mans

Na foto, da esquerda para a direita:

Álvaro Parente, piloto português, nascido no Porto (36 anos), regressa a Le Mans ao volante do carro nº 72, um Porsche 911 RSR da equipa Hub Auto Racing, na categoria GTE Pro. Ambiciona lutar pela vitória na classe.

 

Filipe Albuquerque, representante luso, nascido em Coimbra (36 anos), corre com o carro nº 22 da equipa United Autosports USA, um Oreca 07 – Gibson da categoria LMP2. O ano passado venceu a categoria LMP2 e sagrou-se campeão mundial de resistência na respetiva classe. É quem tem as maiores expetativas para a corrida deste fim-de-semana, pois igualar a vitória do ano passado seria um feito histórico. Este ano coleciona vitórias e está empenhado no IMSA, mas, na Europa ainda recentemente venceu as 6h de Monza na categoria LMP2 (ver aqui).

 

António Félix da Costa, piloto português de Cascais (29 anos), estará ao volante do carro nº 38 da equipa Jota Motorsports, um Oreca 07 – Gibson da categoria LMP2. Para o piloto português melhorar o resultado do ano passado significaria a vitória da categoria pois a equipa Jota ficou no segundo lugar em 2020. Félix da Costa vem de um fim-de-semana para esquecer na Formula E (ver aqui), mas é de contar com forte motivação para Le Mans, até porque venceu esta categoria LMP2 nas últimas 8h de Portimão (ver aqui).

 

Rui Andrade é um piloto luso-angolano (21 anos), reside no Algarve e corre com licença portuguesa (por isso surge no site oficial da organização como inscrito por Portugal). Integra o carro nº 25 da equipa G-Drive Racing, operada pela equipa portuguesa Algarve Pro Racing Team, um Aurus 01 – Gibson da categoria LMP2. O piloto venceu recentemente as 4h de Monza nas Le Mans Series, na categoria LMP2.

 

 

Os horários para a corrida

19 de agosto (quinta-feira)

12:50h – 16:10h – Treinos Livres 3.ª sessão

19:50h – 20:45h – Hyperpole

20:45h – 23:10h – Treinos Livres 4.ª sessão

21 de agosto (sábado)

10:15h – 11:00h – Warm Up

14:45h – Início da Corrida

22 de agosto (domingo)

14:45h – Término 24 Horas de Le Mans

 

A transmissão para Portugal está assegurada pela Eurosport.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal